cPanel

Como acessar Webmail pelo painel de controle cPanel

Uma das funções mais básicas do painel de controle cPanel é a criação de um cliente de email para o seu serviço de hospedagem de sites. Neste tutorial, vamos mostrar para você como acessar Webmail para poder usar e gerenciar seu cliente de email sem qualquer problema

De uma maneira geral, existem três formas bem simples de acessá-lo. E é exatamente isso o que vamos mostrar neste artigo. Serão três passos que você poderá seguir sem complicações. Ao final de tudo, você você vai saber como acessar Webmail pelo seu painel de controle.

O que você vai precisar

Antes de começar esse guia, você vai precisar do seguinte:

  • Acesso OPCIONAL (caso você opte por escolher o Método 3) ao cPanel da sua conta de hospedagem de sites.
  • Credenciais de login e senha da sua conta de email.

Método 1 – Como acessar Webmail pelo endereço de IP do servidor

Um dos métodos de como acessar Webmail é usando o endereço de IP do servidor dele. Esse endereço de IP é fornecido pela sua empresa de hospedagem de sites.

Por exemplo: https://server_ip:2096 (porta HTTPS) ou http://server_ip:2095 (porta não-HTTPS), where server_ip é o endereço de IP do servidor onde sua conta está hospedada. Você também pode usar http://server_ip/webmail.

aprenda como acessar webmail pelo cpanel

Ambas essas opções vão levar você à janela principal de login do Webmail. A partir daqui, você terá que colocar suas credenciais de email e senha. A janela de login será exatamente como a imagem abaixo.

Método 2 – Como acessar Webmail pelo nome do seu domínio

Uma outra maneira, possivelmente ainda mais simples, de como acessar Webmail é usar o nome do seu domínio. Dessa forma: seudominio.com/webmai/.

Para exemplificar melhor, considere um domínio que se chame tutoriaisandrei.com. Então você vai conseguir acessar o Webmail desse mesmo domínio pelo link tutoriaisandrei.com/webmail.

aprenda como acessar webmail pelo cpanel

Você também pode acessar o Webmail usando o número específico da porta no lugar da terminação “/webmail”. Assim: tutoriaisandrei.com:2095 (porta não-HTTPS) ou tutoriaisandrei.com:2096 (porta HTTPS).
A tela de login do Webmail que você vai ver será como a imagem mostrada abaixo.

Método 3 – Como acessar Webmail pela seção Contas de Email do cPanel

Antes de começar este método, queremos lembrar você que ele é totalmente opcional. E ele também é mais indicado se você realmente quer saber como acessar o Webmail diretamente pelo painel de controle cPanel.

Digamos que é uma forma adicional que estará sempre disponível para você acessar, usar e gerenciar seu cliente de email da forma como quiser. Siga os passos abaixo para chegar ao Webmail sem contratempos.

  1. Entre no seu painel de controle cPanel e vá direto na seção Contas de Email.
  2. Quando tiver dentro da seção Contas de Email, clique em Mais próximo à sua Conta de Email escolhida. Na sequência, clique em Acessar Webmail.
  3. Você será levado diretamente a uma janela em que será possível escolher um cliente de email.

Assim que fizer a sua decisão, você pode clicar em Definir como Padrão para, então, escolher o cliente de email que vai usar na sua conta de hospedagem. O seu cliente de email escolhido sempre vai abrir automaticamente quando você acessar o Webmail da sua conta de email em particular.

Conclusão

Neste tutorial, você viu a simplicidade que é como acessar o Webmail pelo painel de controle cPanel. Nós também gostaríamos de salientar que você pode definir um cliente de email padrão (um de três disponíveis) para cada conta de email.

A nossa dica é testar gerenciar tudo como você quiser e encontrar a melhor forma de trabalhar com o recurso.

Junto a isso, nossa recomendação pessoal seria usar o RoundCube como o cliente de email. Ele é o mais confiável e conveniente entre os três tipos de Webmail cPanel.

 98 total views,  1 views today

Artigos relacionados